sexta-feira, 14 de novembro de 2008

...dar muita rizada!

Além de ser pra lá de gostoso dar muita rizada, você sabia que quando rimos são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100Km/h.

Uma gargalhada provoca uma aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas. Além disso, provoca contrações nos músculos abdominais (o que é sempre bom para combater aquela gordurinha localiazada).

Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria.

Veja alguns dos motivos para você rir a toa:

Alivia a tensão: Mesmo em momentos de nervosismo o riso pode reduzir o estresse e a ansiedade, provoca relaxamento no corpo. Além disso, diminui os níveis da produção de cortisol (o hormônio de estresse).

Atenua a dor: Rir libera a endorfina, hormônio produzido no cérebro que produz sensação de bem-estar e alivia a dor.

Diminui a pressão arterial: No sistema cardiovascular, rir aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial. Isso promove a vasodilatação das artérias ocasionando uma queda de pressão benéfica para os hipertensos.

Dá mais oxigênio: Rir aumenta a quantidade de oxigênio captada pelos pulmões e facilita a saída de gás carbônico. Assim, aumenta o oxigênio no sangue e podemos dizer que alimenta a pele.

Rir não provoca rugas: Sorrir não dá rugas, embora durante o riso apareçam alguns pés-de-galinha, logo depois ocorre uma distensão dos músculos faciais, funcionando como uma massagem facial.

Rir é um exercício aeróbico: Rir 100 vezes ao dia equivale a 10 minutos remando. Uma tarde de gargalhadas pode ser equivalente a 400 metros de natação ou 20 minutos de corrida.

Fortalece o sistema imune: Não está comprovado o fato de quem ri fica menos doente, mas os pesquisadores já sabem que o riso aumenta a liberação de células do sistema imune, fortalecendo nossas defesas.

Ajuda na memorização: Rir durante a apresentação de uma aula ou palestra aumenta o interesse e facilita a aprendizagem.

Fontes: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Ciencias dos Alimentos e Brasil Escola

Nenhum comentário: