sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Prótese de Mama - Mitos e Verdades

A mamoplastia de aumento, mais conhecida como cirurgia da prótese de mama, foi popularizada por inúmeras modelos e atrizes, tornando-se a cirurgia da moda atualmente.

Porém, apesar do grande aumento na procura deste tipo de cirurgia, alguns mitos persistem. Tentaremos aqui desmistificar alguns deles.

O maior dos mitos é o temor do silicone poder levar à formação do câncer de mama. Isto não é verdade. Apesar de levantada há vários anos atrás, esta questão já foi esclarecida através de um grande estudo realizado nos Estados Unidos e outro no Canadá. Este último avaliou 11.676 pacientes que usaram prótese mamária. Ambos estudos mostraram não haver relação entre o câncer de mama e o uso das próteses de silicone.

Outra dúvida freqüente é se em caso de gravidez haverá problema quanto à amamentação. Como a prótese é colocada abaixo da glândula mamária, não existe interferência nenhuma na amamentação, podendo essa ser realizada normalmente.

E depois da gravidez, o que acontece com mama?

A mama com prótese se comporta igual a uma sem prótese, ou seja, ela aumenta na gravidez e amamentação e regride após esta. Logo, como qualquer mama, pode haver uma leve ptose (queda da mama) após a amamentação, devido à existência de excesso de pele proporcionado pela distensão durante a gravidez. A solução pode ser aumentar o tamanho da prótese para distender o excesso de pele, ou retirar tal excesso. É importante notar que esta solução é a mesma para quem não tem prótese mamária.

Onde fica a cicatriz?

Há três tipos de incisões para a colocação da prótese. A submamária, fica escondida no sulco mamário (dobra abaixo da mama). A periareolar fica ao redor da aréola (no ápice da mama). A axilar, fica escondida na axila. Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens. A escolha deve ser feita em uma conversa franca entre o médico e a paciente, levando-se em conta o tipo de mama desta, pois existem limitações impostas pela mama. Por exemplo, a incisão periareolar não pode ser feita em pacientes que tenham aréola muito pequena, pois não seria possível introduzir a prótese por tal incisão.

A prótese pode estourar?

Para romper a prótese seria necessário um trauma tão grande que o risco de vida seria maior do que o de romper a prótese (acidente automobilístico). Porém, com o tempo a prótese vai se tornando mais frágil. É por esta razão que é recomendável a troca a cada dez anos. A cirurgia de troca costuma ser ainda mais rápida e simples que a de colocação, podendo-se também usar a mesma incisão da primeira cirurgia, evitando assim novas cicatrizes.

Para finalizar, a mamoplastia de aumento é hoje uma cirurgia relativamente simples, segura e com alto índice de satisfação dos pacientes, o que a fez tão popular nos dias atuais.

Por Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri

Fonte: Toda Especial - Portal da Mulher Moderna

Nenhum comentário: